sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brasil e o fracasso na educação...





É possível perceber o quanto a educação no país está precária.
Às vezes pelas más condições da escola, às vezes pela falta de interesse dos alunos e também pela má formação dos atuais profissionais que hoje ocupam as salas de aulas onde estão nossas crianças.
Ficou mais fácil mascarar o despreparo dos professores, uma vez que o termo “déficit
de aprendizagem” passou a ser amplamente utilizado, dando origem às doenças que tiram a responsabilidade dos professores e os afastam da sala de aula, ficando para o aluno a responsabilidade pelo fracasso.
Vendo por esse lado a questão da melhoria educacional dependeria então da medicina, ou seja, retiram-se os professores da sala de aula, entra a equipe médica, uma parte desta equipe cuida dos alunos e outra parte cuida dos professores, quando ambos estiverem “curados” sai a equipe médica e entra novamente a dos professores.


O governo por sua vez acabou por abandonar a escola fazendo com que esta seja a única responsável pelo fracasso no ensino.
Pior é saber que os que podem fazer algo, não fazem nada e usam de inúmeras desculpas para explicar a falta de investimento.
Não podemos continuar deixando que “desculpas” como essas sejam o suficiente para explicar o problema da educação... não existe mais tempo para procurar culpados, é hora de encontrar a solução.
Professores, mesmo tendo ensino superior, não são respeitados, não são bem pagos... não são ouvidos.
Melhor formação aos docentes, melhor salário... um olhar mais humano para esta causa!


Professor Max Junior

Um comentário:

  1. De fato seu texto é muito realista. Infelizmente o que vemos e o que temos é uma vergonha para o Brasil.
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo.
    Espero sua visita, =*

    ResponderExcluir