sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A arte de encantar contando Histórias.


Iniciando os combinados antes da história (vide texto abaixo)



A ARTE DE ENCANTAR CONTANDO HISTÓRIAS...


Após inúmeras histórias contadas na EMEI “SÉRGIO CARDOSO”, percebi que contar histórias para as crianças embora pareça uma tarefa fácil de realizar o contador de histórias precisa tomar alguns cuidados ao ponto de conseguir dar vida à história, levantar a curiosidade das crianças.


Fazer com que os pequenos ouvintes sejam motivados a querer saber que fim terá a história.


Então segue abaixo alguns tópicos importantes para contar histórias às crianças.


- O modo como os alunos vão se acomodar para ouvir a história, pode ficar a critério dele próprio o importante é que haja respeito e para isso o contador de história deve estabelecer alguns combinados, que serão executados ao longo da história. Os combinados devem ter significados que motive as crianças a exercê-los.


- Mencionar o nome do livro, editora e autor. É importante fazer com que os alunos tenham essa noção de que uma pessoa escreveu aquela história, uma editora publicou no livro “x”.


- Ao longo da história é comum que algumas crianças fiquem dispersar e em muitos casos interromper a história, daí a importância dos combinados, que dará passe para o seguinte argumento: “Antes de começar a história tínhamos combinado que não poderia atrapalhar os colegas, está me atrapalhando também. etc.”,


A criança dificilmente não se sentira motivada para ouvir a história, quando essa for bem escolhida, contada e que tenha significados próximos dos ouvintes.


Mas em ultimo caso se os alunos começarem a não ter muito interesse (difícil acontecer) o contador de histórias pode utilizar de um recurso, apenas para concluir o livro, mas que irá dar umas quebradas no sentido da história esse recurso é dar um clima que será mais ou menos assim:


“Nossa! Acho que isso é forte! Não sei se mostro.”


“Hum, o que vocês acham que vai acontecer agora?”


- Os alunos devem desenvolver um prazer pela leitura, portanto não se deve cometer o erro de após leitura realizar tarefas estereotipadas, “desenhe a parte que você mais gostou”.


Assim contar história não se faz apenas uma rotina, mas sim um instrumento de aprendizagem e desenvolvimento.


Obs. Essas são apenas algumas idéias básicas, claro que outras idéias são aceitas e variações ocorram devido à cultura e realidade de cada um.

4 comentários:

  1. Olá Max!!!

    Adorei as dicas para contar histórias, é um momento mágico para as crianças! Você já leu o livro "A Arte de Contar Histórias", da Beth Coelho? É muito bom, básico porém precioso. Adorei seu Blog, parabéns, muito legal! Que Deus te abençoe e que você continue semeando a educação com comprometimento e carinho!

    Professora Adelma - EMEI Sérgio Cardos

    ResponderExcluir
  2. Éh uma honra poder te-la aqui, ainda não Li mas vou sair a procura deste livro.

    ResponderExcluir
  3. agora ja sei usar o comentário então continue se esforççando para um dia dar continuidade a corrente do bem

    ResponderExcluir